quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Doce de Leite - La Salamandra


Esse merece um post com capricho.

Foi o doce que me inspirou a fazer esse blog. Não que eu o considere o mais gostoso (ficaria com uma humilde medalha de bronze), mas por que foi provando esse doce que eu tive o insight: "Tanta coisa boa por aí, tanto doce bom, e tão pouca gente conhecendo".

E a partir daí fui elaborando as idéias.

E pra quem pensa que a idéia é ficar só no blog, está muito enganado. De princípio, estou criando uma base de dados, com doces, sorvetes, caramelos, etceteras... Mas vem muito mais por aí...

Mas... voltando ao dito cujo, o conheci através de um amigo, que tinha passado em Buenos Aires, e trouxe algumas embalagens. Acho que retribuia o favor, por eu ter apresentado a ele o medalha de ouro (inserir aqui o link). Pelo menos na minha qualificação, por que o La Salamandra tem esse bonequinho aí do lado. Pra quem consegue ler as letras miúdas, diz: Winner - Dulce de Leche - La Salamandra - Outstanding Jam, Preserve, Spread, or Sweet Topping - Fancy Food Show - New York - 2000.

Esse premio é um premio muito importante, pois essa feira é a feira mais impor tante das américas, e uma das mais importantes do mundo. Nela são julgados vários tipos de alimentos, e vários parâmetros para cada um deles, por profissionais extremamente capacitados do ramo.

Quer conhecer a feira? clique aqui. Não tá satisfeito? Quer ver um vídeo? clique aqui.

Voltando ao doce... (esse aí do lado é de antes do prêmio) foi amor à primeira cucharada. Neste doce há uma mistura de baunilha com o sabor do doce de leite que beira à perfeição. Cada culherada vai dando uma sensação de... "Caramba, não é que esse troço é bom mesmo?", até a quinta... O problema desse doce é que ele é muito doce.

Se você não é um glutão, exagerado, como eu, então isso não é problema. Agora, se você consegue acabar com um potinho desses em 2 ou 3 dias, então, você provavelmente irá


cansar entre uma quinta culherada ou outra.

Os caras da La Salamandra também vendem queijos (eu nunca provei), e acho que com o tempo e com o sucesso, foram se treinando em fazer bons doces de leite. Criaram mais 2 versões, o Liviano (que dá pra ver acima), que é, como o nome sugere, mais leve, com menos açúcar, mas com o mesmo sabor marcante de baunilha, e o Repostero, que se não me engano quer dizer confeiteiro, que é uma versão mais escura, mais forte, com sabor mais complexo, pois o sabor forte de caramelo, proporcionado pela baunilha, desaparece um pouco (mas só um pouco), aparecendo um pouco mais o sabor do leite. Na verdade, pra mim, essa é a melhor versão.

Outro negócio bacana é a forma de apresentação. Os caras da La Salamandra evoluiram bastante, e da embalagem que você viu lá em cima, no início do post, com redinha e elástico, remetendo a algo do campo, feito a mão, na fazenda do interior, eles passaram a apresentar diversas embalagens, tanto minúsculas, de 30gr, como a que quase desaparece na foto acima, como as embalagens de papelão, como as ao lado, e baldes de até 25 quilos (Outra maravilhosa sugestão de presente, pra você que anda procurando algo para me dar!!!).

Um comentário:

Camicakes disse...

Amor, que coisa feia ficar pedindo presentes! rsrsrs
Brincadeira...essa marca é ótima sim, mas ainda prefiro os mineirinhos!

Bjo!!!